domingo, 6 de janeiro de 2013

Aporte Janeiro/2013

Boa noite!!

Nesta última semana fiz o aporte do mês de Janeiro:

MDIA3


MDIA3 é a M. Dias Branco. Uma empresa de alimentos do Ceará. Foi fundada em 1927. Ela trabalha com massas, biscoitos, trigo, refino de óleo, gorduras e etc. Ela fabrica uma boa parte das matérias primas dos seus produtos. Tem uma situação financeira muito boa com lucros consistentes, margem líquida boa, um bom ROE e dívida baixa:


Com seus dados financeiros sempre melhorando, é de se esperar que o lucro cresça. Se o lucro crescer, é de se esperar que a cotação acompanhe os lucros:

TBLE3

TBLE3 é a Tractebel Energia. Desde 1998 no Brasil, ela implanta e opera usinas de energia e comercializa energia. É a maior geradora privada de energia. Ela tem uma fama de excelente governança corporativa e respeito aos acionistas minoritários. Os dados financeiros são muito bons também:


Carteira

Minha carteira ficou assim:


Fiquei feliz com meu aporte deste mês. Espero que essas duas empresas continuem assim.

Abraços!!

Aviso: Estou apenas compartilhando minhas experiências com ações. Faça seus próprios estudos e monte sua própria carteira.

Fontes:

http://bastter.com/mercado/acao/TBLE.aspx
http://bastter.com/mercado/acao/MDIA.aspx

8 comentários:

  1. Boas escolhas. Estou para começar a investir em ações, mas só uma dúvida sobre sua estratégia.

    16 * MDIA3 (R$ 81) = R$ 1296

    Supondo uma corretagem de R$ 20, você já entrou perdendo 1,5%. Não seria melhor fazer aportes onde a corretagem fosse inferior a 0,5% do valor ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo.

    Minha corretagem é de 5,00 pela MyCap. Estou mudando para Mirae que cobra em torno de 2,90. Então foi inferior.

    De qualquer forma eu sai perdendo. Eu tive que comprar no fracionário onde geralmente é mais caro que o lote padrão. MDIA no lote padrão estava 78 se não me engano.

    Mas eu não me preocupo muito com essas diferenças. Meu objetivo é acumular patrimônio.

    Quando começar a investir crie um blog pra compartilhar suas experiências. Bons investimentos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sofro bastantepara comprar MDIA no fracionário, mas nunca cheguei a pagar 3 reais de diferença. Na verdade, eu lanço uma ordem de uns 20 ou 30 centavos acima do lote padrão e aguardo alguém fazer a venda para mim. Normalmente pega.
      Espero que a empresa continue crescendo. Isso é o que está segurando este preço um pouco salgado da empresa. Já estão precificando crescimento.
      Realizei minha primeira compra quando ela estava com preço de 51,75, e nesse tempo ela só sobe. É uma pena.

      Abraços

      Excluir
    2. Oi AdP.

      Não sabia dessa de lançar a ordem 30 centavos acima do lote padrão. Vou tentar na próxima. Valeu pela dica.

      Você conseguiu pegar num preço bom ainda. Minha opnião é que ela continue crescendo. Desde 2003, o lucro cresceu 27,40%. Se ela piorar a performance e crescer uns 10% ao ano, está muito bom.

      Abraço!

      Excluir
  3. MDIA é um bom papel, infelizmente não entrou na minha análise inicial. Vamos ver com o passar do tempo se ela entrará.

    Bons investimentos.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estagiário.

      É uma excelente empresa e tem um bom negócio. Acho que ela continua crescendo. Dá uma pesquisada com carinho kkkkk

      Abraço

      Excluir
  4. Agora é vc e o Além da Poupança com este papel...
    Deve ser interessante mesmo.

    abs

    ResponderExcluir