sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Meu Guia

Olá!

Este ano comecei a estudar sobre o mercado acionário. Em Junho comecei a investir. De lá pra cá, continuo estudando. As idéias que mais me convencem vou expor aqui. Será o meu guia para 2013 até que eu aprenda algo de novo.

Comportamento do Mercado

  • No longo prazo, a cotação acompanha o lucro por ação.
  • No curto prazo, qualquer coisa pode acontecer.

Selecionar Empresas

  • Ser sócios de empresas com lucros consistentes e crescentes.
    • Empresas com vantagem competitiva e bem administradas tem mais competência para lucrar sempre.
    • Tem ROE acima 20%, margem líquida acima de 20% e caixa líquido positivo ou com pouca dívida.
    • Boa governança corporativa (Free Float acima de 25%, Tag Along de 100%).
    • Para os requisitos acima há algumas exceções. Se buscar os lucros dos últimos 10 anos e ver estabilidade, parece ser uma empresa bem administrada.
    • Empresas que não tem riscos de queda na receita ou rolos na justiça (Ex: Eternit) .

Montar Carteira 

  • Montar uma carteira com 15 empresas de diversos setores.
  • As com melhores fundamentos terão maior peso.

Estratégia

  • Aporte mensal nas empresas que estão abaixo da meta do balanceamento da carteira.
    • Dar preferência para as que teve baixa sem alteração no lucro. 
  • Separar um pouco do aporte para uma reserva para pechinchas. 
    • Aproveitar quedas sem alteração de fundamentos das empresas.
  • Trimestralmente acompanhar os resultados e balanços das empresas e refazer o balanceamento da carteira.

Vender

  • Quando houver queda de lucros sem uma crise sistêmica ou daqui a 30 anos, o que chegar primeiro.  

Conclusão

Esse será meu guia. Pode mudar com o tempo conforme vou estudando mais. As informações que estão aqui são basicamente de textos sobre o Warren Buffet e discussões no site do Bastter (http://www.bastter.com)

Esse texto não é uma recomendação pra você. Estou compartilhando minhas experiências. Eu sou amador. Faça seus próprios estudos e conclusões.

Abraços!

6 comentários:

  1. Sucesso nos investimentos e bons negócios em 2013!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Começou melhor que eu hein humilde.

    Só dou um toque sobre avaliar todas as empresas juntas, verifique no meu blog o que foi que eu fiz para avaliar as empresas.Eu separei elas por setores, pois cada um tem sua peculiaridade.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estagiário.
      Valeu pelo toque (sem duplo sentido). Vou dar uma olhada.
      Abraço!

      Excluir
  3. carteira com 15 empresas...

    Reveja este ponto meu amigo.

    Não existem 15 empresas superboas para ser sócio.
    Conselho : trabalhe com apenas 7 ou 8 empresas.

    []´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.
      Obrigado pela dica.
      Hoje minha carteira já tem 9. Tem outras empresas que acho boas e que gostaria de tê-las na carteira. Talvez nem chegue a 15.
      Abraço!

      Excluir