sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Atualização Janeiro/2013

Olá Pessoal!!

Refiz os calculos da minha planilha e as rentabilidades ficaram menores. Utilizo o sistema de cotas para o calculo (http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/08/atualizacao-da-planilha-de-rendimentos.html). No campo Carteira, eu estava considerando dividendos recebidos. Não faz sentido.




No campo Carteira eu calculo o total que tenho investido em ações e não considero o dinheiro que está parado na corretora.

No campo Aportes, considero compra ou venda de ações. Os dividendos entram na conta quando eu compro uma ação. Se eu deixar o dividendo recebido parado na corretora, esse valor não entra na conta.

Atualização Mensal


Dividendos recebidos: AMBV3
Compras : MDIA3, TBLE3, GETI3, NATU3

Rentabilidade pelo sistema de cotas:


Valorização das ações neste mês:


Valorização das ações deste o começo da carteira:



Distribuição da carteira:


Abraços!!

10 comentários:

  1. Humilde, posso estar completamente enganado pois não parei para ver como a planilha do AdP faz os cálculos ainda, mas veja só.

    Carteira de investimentos compreende todo o patrimônio destinado ao investimento. No seu caso, seria o valor das ações, dividendos, JSCP, dinheiro em caixa. Os dividendos são rendimentos e fazem parte da sua CARTEIRA. Já os aportes é o dinheiro que VOCÊ destina aos investimentos...

    O Raciocínio é mais ou menos assim;
    Coloquei R$ 1.000,00 na corretora, comprei R$ 800,00 em ações Teixeirinha de pedra e papel que me renderam 1 mariola de dividendos. No fim do mes os R$ 800,00 de ações estão valendo R$803,00 quanto meus 1000,00 valem agora?????
    De uma maneira totalmente simplista, não errada, mas incompleta seria assim;

    %rendimento= 803,00 (ações) + 1 mariola (dividendos) + 200,00 (caixa corretora) / 1000,00 (aporte)

    Veja que não considerei corretagem.
    Melhorou?? ou só piorei????

    Além disso o sistema de cotas é outra coisa...

    Recomendo que , apesar do AdP disponibilizar a planilha pronta, antes de usa-lá pare e olhe como os cálculos são feitos como excercicio de aprendizado.
    A planilha deve ser para facilitar e não ter que calcular todo mês na mão. Mas usa-lá sem saber como os cálculos são feitos é perigoso.

    _____________________________

    Vejo que vc opta em não mostrar valores, sendo assim, seria interessante vc colocar o % de quanto você comprou de cada papel no mes referente ao total da sua carteira.... Apenas como um referência

    A propósito boas compras esse mês heim!!

    Abraço

    NANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para fazer um adendo, a frase;
      Carteira de investimentos compreende todo o patrimônio destinado ao investimento.
      Fica um pouco mais correta assim:

      Carteira de investimentos compreende todo o patrimonio alocado em investimentos

      Abraço

      NANO

      Excluir
    2. Oi Nano.

      Aqui no blog eu só controlo ações. Dinheiro em caixa (seja creditado de uma transferência que fiz ou de dividendo recebido) não faz parte da carteira.

      E outra coisa, dividendo, como é descontado da cotação, não considero rentabilidade.

      Imagine o seguinte: Todos param de comprar ações de uma empresa deixando o preço congelado (R$ 40). A empresa paga dividendo (R$ 1) que é descontado da ação (agora R$ 39).

      Se eu reinvestir o dividendo, rentabilidade: R$ 0 (40 - 39 + 1).
      Se eu não reinvestir, rentabilidade: R$ -1 (40 - 39)

      Faz sentido?

      Excluir
    3. Amigo Investidor a tua premissa pressupõe que todos param de comprar ações. Porém na primeira hipótese o dividendo é reinvestido, o que pressupõe comprar mais ações existe uma falha lógica aí. Reinvestir implica aumentar o número de ações na carteira, dessa forma, se a rentabilidade na primeira hipótese não é 1 em caixa livre, ela é 1 em patrimônio.

      Excluir
    4. Oi Ipê!

      Vou escrever um post explicando melhor esse assunto.

      Abraços!

      Excluir
  2. Entendi.
    É um jeito diferente de encarar as coisas. Nunca vi desse jeito :p

    Mas se vc ta ciente do que vc ta fazendo manda bala. Só quis alertar um possível erro. Então não foi o caso

    Abraço

    NANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você me deixou encabulado kkkkk
      Vou pesquisar mais sobre esse assunto.
      Valeu pelo alerta.
      Se eu chegar em alguma conclusão eu posto aqui.
      Abraço!

      Excluir
    2. Que é isso. Desculpa se deixei encabulado.
      Minha intenção é ajudar e aprender ;)

      Abraço

      NANO

      Excluir
  3. Olá IH.

    Sempre acompanhei seu blog, apesar de nunca ter comentado.
    Criei meu portal para também compartilhar algumas ideias e aumentar nossa fonte de conhecimento.
    Te adicionei aos meus favoritos, agradeço se puder fazer também. Ah e aguardo uma passada sua lá!

    Forte abraço!

    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pobre Poupador!

      Que bom que você criou o seu blog. Compartilhar experiências é muito bom. Te adicionei na minha lista de blogs também.

      Abraço e bons investimentos!

      Excluir