quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hering


O lucro da Hering (HGTX3) não para de crescer desde 2006:

Correção: em 2004 teve prejuízo de 17 milhões.

Assim como o LPA (Lucro Líquido / Total de Ações):



De 2009 pra cá, a empresa tem mais dinheiro em caixa do que dívidas. E o caixa só vem crescendo. Provavelmente não precisará de empréstimos para investir em seu crescimento (Dívida Líquida = Caixa - Dívida):



De 2010 pra cá o ROE (o quanto a empresa consegue lucrar com dinheiro próprio) está maior que 20% e crescendo:



De 2010 pra cá a Margem Líquida (Lucro Líquido / Receita Total) ultrapassou 20% e vem subindo:



Patrimônio Líquido sempre crescente com exceção de 2008:



Como é de se esperar, a cotação acompanha o LPA:



Isso mostra uma boa gestão. Vamos ver se ela continua boa assim. Tomara.

Abraços!

Fontes:
http://www.fundamentus.com.br/balancos.php?papel=HGTX3&tipo=1
http://siteempresas.bovespa.com.br/consbov/ExibeTodosDocumentosCVM.asp?CNPJ=78.876.950/0001-71&CCVM=14761&TipoDoc=C&QtLinks=10
Este último link DFP

10 comentários:

  1. Fala investidor humilde!! Excelente análise sobre a a HGTX! Parabéns! Ela é realmente uma excelente empresa e a sua análise deixou isso bem claro. Interessante como ela consegue alcançar margens tão altas em um setor tão competitivo. Você que já estudou a empresa poderia citar as vantagens competitivas da empresa?

    Grande abraço,

    Luiz B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz!
      Obrigado pela visita.

      Eu estou meio cru nesse negócio de analisar empresa. A Hering só analisei os resultados e o balanço.

      Sou cliente e gosto muito das lojas. Ao meu ver, as lojas já estão consolidadas com um modelo de negócio muito bem definido. Não tenho os números, mas devargazinho ela está abrindo lojas no exterior. Parece também que, segundo seus executivos, ela não vai conseguir crescer como cresceu nos últimos anos.

      Abraço

      Excluir
    2. Ou seja, deu pra perceber que eu não sei nada sobre vantagem competitiva da empresa né? kkkkkkk

      Eu só aprendi a ver balanços e resultados mesmo. Eu julgo empresa boa e bem administrada aquela que cresce sem muita dívida. Pra mim já vale como vantagem competitiva.

      Abraço

      Excluir
  2. Interessante o fato de a empresa estar abrindo lojas no exterior. Você começou a estudar e investir a pouco tempo?
    Por onde você estudou análise de balanços?

    Quanto a entender sobre vantagem competitiva das empresas acho que o ideal seria ler livros de grandes investidores como Buffet e Lynch. Eles ressaltam bastante o fato de investir em empresas diferenciadas.

    Grande abraço

    Luiz B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz.
      Sim, comecei a estudar há pouco tempo. No começo deste ano. Estudei pela internet e alguns livros:

      Livros:

      http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2647089&sid=91212623811111814353302511&k5=37C6986B&uid= (Achei bacana como introdução)

      http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22625795&sid=12218422814625462786070974 (Um pouco cansativo de ler, muito técnico, mas gostei muito)

      http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=15009726&sid=12218422814625462786070974 (O meu preferido. Ficou fácil de ler depois de ter lido o livro anterior)

      Sites:
      http://www.bastter.com/Mercado/Acao/Default.aspx (É um forum com os balanços simplificados das empresas. Muito bom. Como tem um forum, às vezes aparece pessoas falando bobagem. O bastter sempre corrige com muita simpatia quando alguem fala bobagem)

      http://www.fundamentus.com.br/pagina_do_ser/textos.htm (Vários textos resumidos sobre os grandes investidores)

      No youtube tem vários vídeos do bastter muito bons.

      E você Luiz, já investe? Por onde você estudou?

      Abraço

      Excluir
  3. Fala IH!!

    Pois é. Já invisto sim, mas comecei a puco tempo, mais precisamente em abril desse ano. A base de todo o meu conhecimento eu adquiri no curso do Leitão em ação. É um curso excelente, recomendo a todos que estão começando ou a aqueles que querem aprender sobre análise fundamentalista a fazer o curso. Depois do curso li alguns livros. Dos que li e indicaria são:
    - Monte uma carteira vencedora (É um livro EXCELENTE. Segui os princípios de investimento em valor, e por consequência de análise fundamentalista. Bastante fácil de ler também.)
    -O Jeito Warren Buffet de Investir (Já vi gente falando que não gostou muito do livro, mas eu me arrependeria se n tivesse lido. O ideal é ler primeiro o livro anterior e depois esse.)
    -O Jeito Peter Lynch de Investir (estou lendo atualmente. Excelente!!! Não é a toa que ele conseguiu bater o mercado por 25 anos seguidos!!!)

    O livro Warren Buffet e a Análise de Balanços eu tenho aqui também. Comecei a ler mas parei e comecei a ler o do Peter Lynch, que apesar de ter um enfoque diferente, achei MUITO melhor.O problema desse livro de análise de balanços é que ele é como uma receita de bolo, te dá idéias pontuais sobre cada tópico dentro das análises de balanços e resultados. Prefiro livros que te fornecem ideologias e te ensinem a encontrar e avaliar grandes negócios pra se investir. Esse é o caso dos livros que te falei aí em cima. Vale a pena você ler.

    Com relação aos sites eu já conhecia os que você citou. Só não li os textos presentes no site Fundamentus. Irei dar uma olhada.

    Eu sugiro que você siga outros blogs além desses que você tá seguindo. Tem muito blog bom e com um pessoal bem participativo, que desenvolvem boas discussões sobre investimentos. Acredito que dessa forma o seu blog seria um espaço para você aprender ainda mais. Se você quiser cito alguns blogs que sempre acompanho pra que você siga eles e eles te sigam e possam participar das discussões aqui também.

    Grande abraço

    Luiz B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Vou procurá-los na livraria e dar uma lida.

      Curioso o nome do curso que você fez. Leitão em ação hehehe

      Você tem razão sobre o livro Warren Buffer e a Análise e Balanços, ele é bem prático. Acho que por isso eu gosto muito dele.

      Eu sigo outros blogs também. Vou inserindo os links aqui aos poucos dos que eu mais gosto. Se quiser passa os links dos seus preferidos, talvez eu não conheça ainda.

      Você parece estar avançado já nos estudos. Já está investindo? Há quanto tempo?

      Abraço!

      Excluir
  4. Grande IH, comecei a investir em abril desse ano, época que terminei o curso que te falei, portanto não faz tanto tempo assim. Mas tenho me esforçado bastante pra me tornar um investidor bem sucedido.

    Seguem alguns blogs que vez ou outra leio:

    Além da Poupança
    Milionário em 2013
    Investidor Troll
    di Finance
    Heavy Metal
    Culto da Ostra Azul
    Treidar pra que?

    Esses são alguns...

    Vi que em um post anterior seu você comentou que havia comprado ELPL pouco antes da queda e resolveu manter. Parabéns! Apesar de ninguém saber qual será realmente o futuro da empresa você não se deixou levar pelo desespero. Eu não tinha ações da ELPL pois achava que estavam muito caras, mas quando ela começou a cair comecei a comprar. O mercado sempre exagera, seja pra cima seja pra baixo. Em um dia a ação da ELPL era uma das mais queridinhas da bolsa e no outro todos diziam pra venderem ou não comprar. A empresa tem direito de consessão até 2025. Quero ver quando ela voltar a pagar dividendos... Rsrsrsrs... Talvez a empresa realmente piore, talvez não... mas vamos acompanhando.

    Estou pensando em fazer um blog pra mim também.

    Um grande abraço e continue fazendo suas postagens.

    Luiz B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz.

      Começamos quase ao mesmo tempo então. Legal.

      Eu conheço a maioria dos blogs que você listou. Não conhecia o di Finance. Achei muito bom. Valeu pela dica.

      Sobre a ELPL, confesso que fiquei um pouco desesperado. Me segurei MUITO pra não vender. Estou com com prejuízo de 19,52% nela. Compartilho da sua opnião sobre ela. Eu não vou comprar mais ELPL tão cedo, mas também não vou vendê-las. Dúvido que ela não esteja muito melhor daqui a 10 anos.

      Faz um blog mesmo pra compartilhar suas experiências com a gente. Quando estiver pronto não deixe de me avisar aqui.

      Abraço




      Excluir